Litoral Sul

O grande "show" de beleza e encanto da Paraíba

Voltar

O litoral sul da Paraíba é um turbilhão de surpresas para os visitantes. Estuários, falésias que se assemelham a caleidoscópios, praias selvagens, arrecifes e um mar cor azul turquesa que hipnotiza os turistas. Quilombolas nas cidades do Conde e Pitimbu. Duas importantes cidades turísticas do litoral sul paraibano.

Em Conde, o turista tem a possibilidade de conhecer um litoral único, diferenciado, exótico e com 10 praias com visual inesquecível.

Mais ao sul do litoral, na divisa com Pernambuco, temos Pitimbu. Distante cerca de 70 km da capital, a cidade litorânea tem belas paisagens e 26 km de um litoral com 13 praias quase desertas, 4 estuários exuberantes de aves e flora original da Mata Atlântica, falésias, bancos de areia e arrecifes. Pitimbu é ideal para contemplação e prática de esportes náuticos..

A Paraíba é um verdadeiro paraíso para quem gosta de natureza e de praias paradisíacas. Não se pode perder isso. Desfrutem o melhor desse litoral maravilhoso, com lugares onde carros não têm acesso, com trilhas ecológicas, mirantes e praias desconhecidas.

Conheça um incrível litoral intercalado com coqueiros e uma fantástica areia branca onde o homem quase não está presente. Encante-se com a natureza rudimentar, exuberante e selvagem. São praias exóticas, intocadas e desérticas, onde estão algumas consideradas como as dez mais bonitas do país, onde é possível encontrar a beleza da natureza e um mar calmo, ideal para famílias.

Como chegar às praias do Litoral Sul de João Pessoa

Não há transporte público eficiente para percorrer todo este trecho em um dia só. Os horários são irregulares e a maioria dos ônibus não entra nas praias mais bonitas, justamente as que têm difícil acesso.
Caso queira dormir em algumas dessas praias pegue um ônibus até Jacumã, no município de Conde (menos Barra do Gramame que está do ladinho de João Pessoa) e de lá um moto-táxi ou buggy até sua parada final.
Você pode alugar um carro e seguir pela rodovia PB 008 acompanhado as placas. Caso tenha chovido, informe-se antes sobre o acesso com trechos de areia.

Ponta do seixa

Seixas é uma praia brasileira localizada em João Pessoa, estado da Paraíba. Faz limite com a praia da Penha ao sul e praia do Cabo Branco ao norte, sendo frequentada principalmente pela população de bairros da zona sul da cidade. É o ponto mais oriental das Américas e onde fica o Farol de Cabo Branco.

Praia da Penha

A praia da Penha é uma praia localizada em João Pessoa, Tem como limites o rio do Cabelo, ao norte, e o riacho de Jacarapé, ao sul.

Nela está situada a Capela de Nossa Senhora da Penha (João Pessoa), que detém um dos maiores acervos de objetos deixados por romeiros na Paraíba, destacando-se também pelas comemorações tradicionais da padroeira local, a Virgem da Penha. A área é tombada e protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Jacarapé

Jacarapé é uma praia localizada no município de João Pessoa, no estado da Paraíba.

É delimitada pelo riacho Jacarapé, ao norte, e pelo rio Mangabeira, ao sul. "Apresenta recifes, corais, ondas fracas e areia fina e batida. É emoldurada por falésias e está em uma região de desembocadura de rios e mangue".

Praia do Arraial

Praia do Arraial é uma praia do município de João Pessoa.

É uma praia para as pessoas que preferem lugares menos movimentados. Além disso, possui vegetação nativa preservada, uma faixa de areia dourada, o mar é calmo, de águas transparentes. É propício para o banho e prática de esportes náuticos, como Windsurf e jet ski.

Praia do Sol

Praia do Sol é uma praia do município de João Pessoa. É delimitada pelos rios Mangabeira, ao norte, e Gramame, ao sul.

Apresenta recifes, corais, ondas um pouco fortes e areia fina e batida. É emoldurada por falésias e está em uma região de desembocadura de rios e mangues. É a Praia do Sol, um dos mais encantadores locais para apreciar a natureza na cidade de João Pessoa.

Barra de Gramame

Barra do Gramame é uma praia dos municípios de João Pessoa e conde. É a praia mais ao sul do município pessoense, localizando-se na foz do rio Gramame, o qual, antes de se encontrar com o mar, forma uma pequena língua de terra com choupanas.

Apresenta uma área arenosa criada pela deposição dos sedimentos trazidos pelo rio Gramame. A formação geológica é denominada barra, por isso sua designação.

A praia é dividida em duas partes pelo Rio Gramame. De um lado, o rio deságua no mar. Do outro, o Gramame permanece sereno — dando espaço ao trabalho dos pescadores da região. Tem pouca estrutura com uma ou duas barraquinhas para receber os turistas. O acesso é por estrada asfaltada com um pequeno trecho de chão esburacado no final.

Mesmo sendo uma praia de mar aberto, ela possui águas calmas com formações de recifes. A areia é clara e fofa. Dunas, manguezais e passeios de jangadas ou caiaques complementam a experiência da visita.

Praia do Amor

A Praia do Amor é uma praia localziada no distrito de Jacumã, município de Conde. É famosa por ter uma atração peculiar: a pedra furada – uma rocha vulcânica –, que, segundo os moradores, garante a felicidade do casal que passar por dentro dela

A atração aqui — além do mar verdíssimo — é a pedra furada, um buraco numa rocha vulcânica com 2 metros de diâmetro formado pela ação do mar. A lenda local diz que o casal que passar por baixo tem felicidade eterna.

Jacumã

Jacumã é um distrito do município de Conde, Paraíba, ocupa toda a parte litorânea do município.

Com uma população estimada 20.000 habitantes, localiza-se a cerca de 15 Km da sede do Município, a 25 km do centro da capital João Pessoa, a 129 km do Recife e a 158 km de Campina Grande.

O vilarejo de Jacumã teve origem quando o cacique Rotã e sua tribo dissidentes de uma aldeia Potiguar se estabeleceram na região.

O seu litoral é um dos mais belos, senão o mais belo da paraíba, suas praias são procuradas por turistas do mundo inteiro, devido a suas águas quentes e a mata que as cercam serem ainda virgens.

É uma das mais urbanizadas, tendo supermercados, lojinhas, farmácia, padarias, pousadas (mais ou menos 2.000 leitos), posto de combustível e imobiliárias.

A praia é formosa com falésias e recifes. No mar, sempre uma imagem dos pescadores em seus barquinhos e jangadas.

Carapibus

Carapibus é uma praia situada no município de Conde, considerada região metropolitana de João Pessoa. Localiza-se cerca de 27 km de distância do centro de João Pessoa, 20 minutos de carro ou 40 minutos de ônibus. É uma das mais belas praias do Nordeste.

Do ladinho de Jacumã, é uma luminosa praia com trechos de piscinas naturais e maceiós (lagoas formadas pelas águas do mar). O local abriga diversas — e boas — pousadas com preços excelentes.

Possui uma grande barreira de corais que, nos períodos de maré baixa, forma lindas piscinas onde os banhistas podem aproveitar a beleza natural e tranquilidade do local ao lado dos peixes e caranguejos que habitam o local.

Tabatinga

Tabatinga é uma das praias mais famosas do litoral sul e está localizada no município de Conde, a mais ou menos 30 Km do centro de João Pessoa.

Tem uma parte deserta e outra com recifes e coqueiros. Poucas pousadas. Acesso a pé por uma escada trabalhada na falésia. Considerada uma das mais lindas praias da Paraíba.

Em um extremo, as lagoas formadas pelo encontro do Rio Bocatu com o mar. Do outro lado, impactantes falésias coloridas. Entre a lagoa e as escarpas, uma praia pouco movimentada e sem estrutura, mas com um belo visual. A areia fininha convida a uma caminhada, já o mar, por vezes agitado, pede precaução. Coqueiros e recifes ajudam a compor o belo cenário.

Quem for passar o dia na praia, deve levar um lanchinho. Até existe uma estrutura na areia, mas é exclusiva dos hóspedes de um resort próximo.

Coqueirinho

Coqueirinho é a segunda praia mais famosa da Paraíba e uma das mais lindas do mundo (top10). Fica no município de Conde, a mais ou menos 35 m do centro de João Pessoa.

Coqueirinho, o próprio nome já diz tudo. São muitos coqueiros e uma enseada admirada pela beleza de sua falésia e pelas águas claras e mornas. Em determinado trecho, as ondas são mais intensas e atraem muitos surfistas.

É a que tem a maior frequência do Estado, pois é uma das preferidas da região, sobretudo para os que não têm coragem de ficar em Tambaba.

A Praia de Coqueirinho está numa enseada, o que deixa o mar calmíssimo e mais quente ainda.

Está rodeada por uma fila de coqueiros (daí o nome) e rochas vulcânicas. Existe um centro turístico e de alimentação bem no pé da ladeira que dá acesso à praia, tendo também uma parte (à esquerda do pé da ladeira) com barracas e nativos que alugam cadeira e guarda sol. Há uma fonte de água doce logo na entrada. A partir de Coqueirinho é possível ir caminhando (3 km) pela praia até Tabatinga.

Antes de chegar à ladeira de descida da praia tem numa estradinha íngreme que chega ao Mirante Dedo de Deus. Lá de cima há uma visão caribenha do mar.

Outro trecho de visitação para quem vem a esta praia, seguindo à direita do pé da ladeira, está o Cânion de Coqueirinho, de formações rochosas coloridas. Neste trecho está o restaurante Canyon de Coqueirinho.

O nome no diminutivo não faz jus ao local, pois deveria ser “Coqueirões” ou “Coqueiral”, tamanha a quantidade de árvores, fornecendo muito sombra no local. Em formato de enseada, a praia de águas calmas é um deleite para quem viaja com crianças. Geralmente, os passeios de buggy provenientes de João Pessoa fazem parada para almoço.

Arapuca

Queridinha dos surfistas, fica entre Coqueirinho e Tambaba. Tem acesso pela praia de Coqueirinho e a caminhada entre as 2 é belíssima, passando por falésias altas, de várias tonalidades (branca, amarela, laranja, rosa e roxo) e esculpidas com vários formatos. Para quem não gosta de andar, saem buggys de Coqueirinho. Acho que não tem infraestrutura nessa praia. O restaurante mais próximo é o Canyon de Coqueirinho ou no estacionamento de Tambaba.

Com acesso isolado, alternativo a praia de Tambaba a partir do estacionamento superior, através de trilha ou falésias, é boa para surf. A sua entrada parece mesmo uma armadilha, talvez disso deriva nome.

Completamente deserta e com ondas violentas mesmo na maré baixa, nem os surfistas às vezes não aprecem por lá. A Natureza é exuberante, com destaque para as suas lindas falésias de areias coloridas. É o típico lugar pra quem gosta de acampar.

Tambaba

Tambaba é a praia mais famosa do município de Conde, fica a cerca de 40 km do centro da capital João Pessoa e é conhecida internacionalmente por causa da prática naturista, sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal. A praia é dividida em duas: de um lado, ficam os naturistas; do outro, os que não tiram a roupa.

É sempre destacada como uma das mais bonitas do Brasil e do mundo. A praia de Tambaba é classificada paradisíaca e indicada para quem é adepto do naturismo e busca privacidade.

Barra de Graú

Barra do Graú, ou Garaú como alguns chamam, é a última praia do município do Conde, adjacente à praia de Tambaba, cujos acessos se dão: caminhando pela praia de Tambaba (por isso é comum encontra pessoas nuas em toda a sua extensão), por um caminho acidentado que chega ao meio da praia ou atravessando o Rio Graú, vindo de Praia Bela. É uma praia completamente deserta, sem nenhuma infraestrutura turística.

A Paraíba tem muitos lugares ainda selvagens para oferecer aos amantes da natureza. Esse é um deles. Barra do Graú, que tem esse nome em função do rio de mesmo nome, permanece um lugar muito pouco visitado. É paradisíaca, repleta de falésias e coqueirais e com uma extensão de areia considerável.

Praia Bela

A praia fica a 48 km de João Pessoa, já no município de Pitimbu. O movimento é intenso nos fins de semana por conta do maceió (encontro do rio com o mar), que passa paralelo à praia.

Dos poucos lugares que se pode armar um guarda sol e as cadeiras dentro da água, um ótimo lugar para relaxar.

Praia de grande extensão e beleza, é considerada um dos recantos da cidade. De clima agradável, encanta seus visitantes por sua tranquilidade e atrativos naturais. Conta com uma boa faixa de areia dourada, o mar é levemente agitado, formando pequenas ondas principalmente quando venta. De águas transparentes e tom esverdeado, é propício para o banho e prática de esportes náuticos como kitesurf e vela. Com mata nativa preservada, coqueiros enfeitam a já bela paisagem do lugar, que possui boa infraestrutura, com bares e restaurantes, além de pousadas próximas.

A praia conta com grande numero de quiosques com muita sombra, redes a beira do rio e opção de levar o cliente de uma margem a outra do rio num barco improvisado. Tem muitas cadeiras e guarda sol, que ficam totalmente ocupados em finais de semana e alta temporada. Tem um visual bonito e a opção de ficar no rio é muito boa, já que o mar é bem agitado. Os quiosques oferecem a opção de servir na areia. Já deixam um isopor com cerveja e refrigerante e um dos funcionários passa sempre pra perguntar se quer algo mais.

Barra do Abiaí

Localizada no município de Pitimbu, é uma praia simples de boa extensão, conta com uma beleza natural preservada. Ainda pouco explorada pelo turismo, o lugar é conhecido por sua tranquilidade. Costuma receber um moderado número de turistas durante o verão, sendo ainda pouco famosa entre os que visitam a cidade. Normalmente é frequentada por moradores próximos, ficando praticamente deserta a maior parte do ano.

Conta com uma boa faixa de areia dourada e fofa, o mar é verde, levemente agitado, com boas ondas principalmente quando venta. É propício para o banho e prática de esportes, como é o caso do surf. Possui também vegetação nativa em parte da areia, além de alguns coqueiros. É uma boa opção para um dia tranquilo na praia, sendo indicado apenas que o visitante leve alimentos e bebidas para que não aconteçam imprevistos

É ainda bastante deserta, com paisagem linda, e flora e fauna exóticas, possuindo um mirante no caminho que se vê uma boa extensão da praia. Ladeada pelo mangue do Rio Abiaí, que lhe empresta o nome, onde se pode encontrar várias surpresas, como pequenos caranguejos e uma árvore de casca lisa e clara, de nome Mangue Vermelho, que ao ser raspada mostra cor avermelhada. Ela serve como um tipo de proteção aos caranguejos, pois a sua raiz externa dificulta o acesso ao manguezal.

Pitimbu

Pitimbu é um município localizado na Região litorânea da Paraíba, com população em torno de 19.500 habitantes, distribuídos em 136 km² de área. Encontra-se localizado no litoral sul do Estado, a uma distância de 68 km de João Pessoa e 85 km de Recife.

O acesso pode ser feito pela BR-101, com acesso à PB-044 na altura de Caaporã/PB, ou pela rodovia estadual PB-008, mais conhecida como Via Litorânea Sul, atravessando áreas virgens com paisagens maravilhosas.

O nome de Pitimbu vem da língua indígena, e significa "Olho D'Água do fumo", originário dos índios potiguaras e tabajaras, habitantes primários da região onde hoje está a cidade.

O município de Pitimbu está inserido na unidade geoambiental dos Tabuleiros Costeiros. Esta unidade acompanha o litoral de toda a região Nordeste, apresenta altitude média de 50 a 100 metros, compreende platôs de origem sedimentar, que apresentam topografia variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas.

Pitimbu tem o maior litoral de todo o estado, se contabilizam treze praias, um farol, duas barras, duas ilhotas.

Praia mais urbanizada encontra-se no centro na cidade, sendo assim a mais movimentada. Em sua extensão encontram-se bares, restaurantes, pousadas e clubes. Há também um local para eventos onde todo início de ano são realizadas as festividades de verão e "O Areião" – quadra onde são praticados jogos de areia e campeonatos intermunicipais e interestaduais. O rio conhecido popularmente por "Maceió" corta a praia e a divide, dando início a Praia da Guarita.

Acaú

Acaú é distrito com o mesmo nome e uma praia localizada no sul da município de Pitimbu, no estado da Paraíba. É banhada pela bacia do rio Goiana, que fica na divisa entre Pernambuco e a Paraíba..

A praia é bastante visitada em tempos de veraneio e é apelidada de «Praia do Oi» pela população de Goiana, pois diversas pessoas vão se encontrar nesse balneário.

Principal praia do distrito fica no centro, entre Pontinhas e Santa Rita, muito procurada por turistas do estado vizinho (PE), destaca-se pela qualidade do serviço de bares que encontram-se a beira mar, muito agitada no verão. Há em construção no local o Pólo Acaú, com serviços de informações aos turistas.

Voltar