O NATURISMO E O SORRISO

Voltar

Sempre pensei que as minhas fotos ficassem melhores quando me mostrava com o semblante mais sério e, num dos encontros que tive com o Grupo Naturismo Capixaba, a Rayssa, Secretária da FBrN, me disse: “Ninguém é melhor sério do que sorrindo”. Desde aquele dia venho pensando sobre o assunto, atualmente só me deixo ser fotografado quando estou sorrindo. Mas afinal qual ou quais implicações do sorriso? O que o sorriso tem a ver com o Naturismo?

Em alguns hospitais tem-se permitido levar animais domésticos para que as crianças possam com eles brincarem. Ficou comprovado que tal procedimento estimula o riso da criança melhorando significativamente o seu quadro clínico. Podemos afirmar então que o sorriso tem poder? Lógico que sim, muito mais do que imaginamos. Charles Darwin também escreveu uma teoria sobre feedback facial. Sua teoria diz que o próprio ato de sorrir faz com que nos sintamos melhor, ao invés de considerar o sorriso como um mero resultado de se sentir bem.

Sorrir pode ajudar a reduzir o nível de hormônios que aumentam o stress como o cortisol, adrenalina e dopamina. Aumenta o nível de hormônios que melhoram o ânimo como a endorfina e reduz a pressão sanguínea. E se não bastasse, sorrir é bem visto pelos olhos dos outros. (Ron Gutman)

O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma; é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo. É por isso que o homem é o único animal que sorri; e como é dotado de inteligência e vontade, pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas não estão tão bem – tudo se resume na harmonia interior. (Maria Fernanda Barroca)

No artigo de Alfonso Alguiló, traduzido por Victohria Patrícia, “Razões para Sorrir”, perguntaram a uma mulher famosa como é que ela consegue estar sempre sorrindo? Ela respondeu que também tinha seus momentos de tristezas como todos nós. Mas que conhecia o remédio para esses momentos: “sair de mim mesma, interessar-me pelos demais, compreender que aqueles que nos rodeiam têm o direito de nos verem alegres” e as pessoas que se esforçam para sorrir sem motivos, acabam por ter motivos para sorrir.

É dito que o Naturismo favorece o riso. Algumas pessoas podem pensar que seja porque os órgãos genitais estão à mostra. Não é nada disso, os risos dos naturistas em hipótese alguma ocorrem por causa da forma do corpo, é exatamente o oposto, é porque estão livres dessas idiotices e mentalidades retrógradas que fez do corpo humano um objeto, como se não pertencesse a uma natureza nua. A natureza é livre, tal como o amor e a vida. A alegria vem de uma forma sincera quando estamos alinhados com as energias geradoras da vida que pulsa em nosso ser. Se olharmos para fotografias tiradas em países diferentes em diversas áreas naturistas será observado que a tristeza é uma raridade, particularmente nunca vi.

Voltando ao artigo do Alfonso ele nos diz que “O bom humor é uma vitória sobre o próprio medo e a própria debilidade. As pessoas mal humoradas escondem sua insegurança ou sua angústia atrás de um semblante brusco e distante, e com o tempo isso acaba tornando-se um hábito e se converte em um traço de seu carácter. Quando isso acontece, é bem mais difícil que o bom humor saia naturalmente, mas isto só ocorre porque esta pessoa alterou o que é da própria natureza humana, ou seja, a alegria. Desta forma, deverá esta pessoa sair desse círculo vicioso, e isto não será antinatural, muito pelo contrário: é o que pede a natureza.”

Quem são os vencedores do sorriso? As crianças que sorriem mais de 400 vezes por dia. Um recente estudo na Universidade da Uppsala na Suécia descobriu que é muito difícil franzir a testa quando estamos olhando alguém que sorri. Porque o sorriso é evolutivamente contagioso e suprime o controle que geralmente temos nos músculos faciais. Esse é o motivo porque rimos mais quando estamos próximos de crianças. (Ron Gutman)

O Sorriso é uma das mais básicas expressões biologicamente-uniforme a todos os humanos, portanto natural e harmoniosamente sintonizado com a natureza. Não é isso que o Naturismo tanto defende e tenta mostrar a naturalidade de todo corpo? A nudez é um meio, um estímulo para o sorriso, portanto, Sorria sempre para que o amor que está em você Brilhe.

Evandro Telles

www.evandrotelles.blogspot.com

“A todos os que sofrem e estão sós, daí sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração.” (Madre Teresa de Calcutá)

Voltar